Quanto menos dormir mais curta será a sua esperança média de vida
“No âmbito da saúde mental, o sono é essencial para uma melhor gestão das emoções. As perturbações do sono contribuem para a depressão, ansiedade e ideação suicida.”
Honoré de Balzac, referiu um dia “Não há dor que o sono não consiga vencer.” Efetivamente, não existe nenhum órgão do corpo humano e nenhuma função cerebral que não sejam melhorados pelo sono. O sono é sem dúvida essencial e de extrema relevância para a nossa saúde. É através dele que o cérebro otimiza a aprendizagem, a memória, a tomada de decisões e todos os processos cognitivos. Quando dormimos, todo o nosso corpo entra num processo de restauro que ajuda a reforçar o sistema imunitário, a regular as emoções, a equilibrar hormonas, a fazer a manutenção do microbioma dos intestinos, a dar saúde ao nosso sistema cardiovascular e muito mais. Sem dúvida não existe função biológica que não beneficie do sono. É a atividade que diariamente trás mais saúde ao cérebro e ao corpo.
Grande parte da população mundial não consegue dormir as 8 horas de sono recomendadas e a curto, médio ou longo prazo a fatura de noites mal dormidas chegará. Dormir frequentemente cerca de 6 horas enfraquece o sistema imunitário, duplica a probabilidade de desenvolver um cancro e determina se irá ou não padecer da doença de Alzheimer. Dormir pouco ou mal afeta os níveis de açúcar no sangue, coloca o sujeito no percurso de doenças cardiovasculares e insuficiência cardíaca. Alterações no sono também alteram os níveis de leptina que consequentemente levam a comportamentos alimentares disfuncionais e aumento de peso.
Quanto menos dormir, menor será a sua esperança média de vida
“A Hipnoterapia, mostra-se por isso eficaz no tratamento das perturbações de sono pois atua na origem destas; a ansiedade.”
Somos a única espécie que voluntariamente roubamos horas ao sono, porque precisamos ser mais produtivos. No entanto o que acontece é o oposto, quanto menos dormimos menos produtivos somos. Vivemos por isso numa epidemia de privação de sono nos países industrializados. Mostra-se assim necessário receitar horas de sono, pois a falta deste pode matar.
No âmbito da saúde mental, o sono é essencial para uma melhor gestão das emoções. As perturbações do sono contribuem para a depressão, ansiedade e ideação suicida.
São fatores ansiogénicos os principais causadores das perturbações do sono, incluído a insónia, hipersónia, bruxismo, síndrome das pernas inquietas e terrores noturnos.
A Hipnoterapia, mostra-se por isso eficaz no tratamento das perturbações de sono pois atua na origem destas: a ansiedade
Ao libertar-se da ansiedade com a Hipnoterapia pode voltar a ter um bom sono. Melhora a capacidade de aprender, memorizar e tomar decisões. Estabiliza as emoções, recarrega o sistema imunitário, regula o apetite, fica mais criativo, abranda o envelhecimento e aumenta a longevidade. Também previne o cancro, a doença de Alzheimer e a diabetes. Parece-nos que são excelentes motivos para cuidar de si e do seu sono.
Você é único, as suas emoções também! Deixe-nos cuidar de si.
Cátia Costa Lopes
Hipnoterapeuta Clinica Dr. Alberto Lopes
Deixe uma resposta