Timidez e Fobia Social
A fobia social consiste em evitar interações sociais ao máximo. As pessoas afetadas ficam apavoradas com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social, pessoas que, de tanto medo que sentem, muitas vezes chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social. Esse comportamento é característico de um distúrbio conhecido popularmente como fobia social, ou transtorno da ansiedade social.
» Sinais a ter em atenção:
- Medo de situações em que você pode ser julgado, de interagir com pessoas desconhecidas, de demonstrar sua ansiedade e apreensão em eventos sociais. Medo, também, de sintomas físicos que possam causar constrangimento, como rubor fácil, sudorese, tremores ou voz trémula
- Preocupação em passar por situações constrangedores ou humilhantes ou, ainda, em ofender alguém
- Evitar fazer algumas coisas ou falar com pessoas por medo de constrangimento, evitar situações em que você pode ser o centro das atenções
- Ansiedade ao esperar por algo, como um evento ou atividade
- Batimento cardíaco acelerado
- Dor no estômago ou náuseas
- Problemas para recuperar o fôlego
- Tontura ou vertigem
- Diarreia
- Tensão muscular

» Como a hipnose pode ajudar no tratamento?
Na Clínica Dr. Alberto Lopes com recurso à hipnose, o hipnoterapeuta consegue descobrir, por exemplo, o que causou o trauma responsável pela fobia social. Daí por diante, trabalha para dissociar a reação exagerada do acontecimento, o que caracteriza o problema.
A dissociação acontece quando conseguimos separar a sensação da memória. Assim, quando a pessoa passar por uma situação que remeta ao trauma do passado ela não terá o mesmo sentimento de antes. O nosso tratamento age diretamente no foco da questão, conquistando bons resultados.