Medos e Fobias

O medo é um mecanismo de defesa primário e, se for funcional, este tipo de medo ajuda-nos a precaver de situações difíceis para não sermos afetados e, dessa forma, prepararmo-nos para o pior. Contudo, quando esse medo torna-se disfuncional quando este é desproporcional diante de atividades rotineiras.

 

» O que é fobia e o que é medo?

Acontece que o medo, algumas vezes, causa um tipo de transtorno de ansiedade que faz com que a exposição ao temido provoque crises de ansiedade e até momentos de pânico. A essa situação damos o nome de Fobia, que nada mais é do que um medo persistente e irracional a um determinado tipo de animal, local, situação e até mesmo objeto que represente pouco ou nenhum perigo.

» Sinais a ter em atenção:

  • Medo ilógico de uma situação de pouco ou nenhum perigo real
  • Incapacidade de controlar o medo, mesmo achando que este é irracional e exagerado
  • Reações físicas e psicológicas
  • Sudorese
  • Taquicardia
  • Dificuldade para respirar
  • Sensação de pânico e ansiedade intensos
Clínica Dr. Alberto Lopes - Hipnose Regressão

» Como a hipnose pode curar fobias?

Na Clínica Dr. Alberto Lopes, o hipnoterapeuta utiliza técnicas específicas para levar o paciente ao estado de transe, deixando-o mais sugestionável e aberto a influências externas. A partir daí, o hipnoterapeuta sugestiona o paciente a “voltar” até o momento em que o medo foi registado pela primeira vez, e mostra a ele que as suas reações não fazem sentido e são exageradas. É uma forma de reeducação, feita pelo sugestionamento num momento em que o paciente está com o seu estado de consciência alterado. Esta nova aprendizagem passará a fazer parte da vida do paciente, excluindo as reações exageradas a determinadas situações do quotidiano.

Dê o primeiro passo!

Queremos dar-lhe a ajuda que necessita. Contacte-nos e conheça-nos.