Terapia de Casal
A psicoterapia de casal tem por base uma intervenção sistémica, baseia-se na compreensão das dinâmicas que envolvem o relacionamento do casal. É orientada por terapeuta especializado e tem como objetivo primordial apoiar os casais em dificuldades, a descobrir o melhor caminho a seguir, através de alternativas/soluções para os seus problemas, e impedimentos na intimidade e harmonia do casal.
Estas sessões proporcionam, um espaço de confiança, reflexão e partilha no sentido de lidarem da melhor forma possível com os desafios, os quais se deparam ao longo do ciclo vital do casal, para além das expectativas e das dificuldades, que muitas vezes acarretam crises difíceis de ultrapassar pelo casal sozinho.
A primeira sessão é sempre feita uma avaliação (anamnese) para enquadrar o problema e assim, ser possível calcular um número médio de sessões necessárias e a periodicidade das mesmas.
A psicoterapia de casal, requer a participação dos dois elementos do casal e destina-se a todos os casais adultos, que em situação de namoro, união de facto, casamento, ou com intenção de separação, procurem restabelecer o equilíbrio da relação.
» Em que situações devem procurar um terapeuta de casal?
É importante entender quais são os motivos que fazem com que esses casais procurem ajuda de um especialista em psicoterapia de casal. Geralmente, acontece quando ainda existe a vontade de se manterem na relação conjugal.
A terapia de casal, pode servir para elucidar… se é melhor continuar juntos ou separados? No entanto, a grande maioria dos casais que fazem terapia de casal, reencontram/constroem um novo casamento com os mesmos parceiros. A minoria que segue pela via da separação, geralmente, tem uma rutura mais amigável, o que se torna primordial, quando envolve filhos.
Existem diversos motivos para os casais avançarem para uma “terapia de casal”:
- Perda de admiração um pelo outro;
- Dificuldades de comunicação;
- Excesso de críticas, discussões e desentendimentos constantes;
- Projetos ou desejos diferentes;
- Gestão e economia doméstica;
- Desigualdade de género (ausência de partilha nas atividades domésticas)
- Nascimento e morte de um filho;
- Chegada de um filho não planeado;
- Incapacidade para ter filhos;
- Sexualidade;
- Perda de intimidade;
- Famílias reconstruídas – “Os meus, os teus e os nossos.”
- Problemas de saúde e família de origem
» Vantagens da terapia de casal
A terapia de casal é um processo terapêutico, no qual o casal vai adquirir ferramentas de ajuda fundamentais e essenciais em qualquer altura da vida.
Existem imensos benefícios associados a esta terapia:
- Melhoria significativa ao nível da comunicação no casal (mais eficaz, empática e assertiva: maior capacidade para ouvir e comunicar sentimentos);
- Compreensão das necessidades do casal como indivíduos, menor culpabilização do outro;
- Eliminar o comportamento disfuncional;
- Fortalecimento do vínculo emocional (maior aceitação das diferenças);
- Resolução e descoberta da causa de conflitos recorrentes,
- Mais tempo conjunto de qualidade;
- Eliminar o comportamento disfuncional;
- Restaurar a intimidade emocional e física;
- Encontra soluções conjuntas para as problemáticas identificadas na relação conjugal;