O conceito de autoestima e a necessidade do autocuidado
A Autoestima é a valorização positiva que fazemos de nós próprios. É um conceito decorrente no Autoconceito, sendo que este representa quem nós somos, incluindo aspetos positivos e menos positivos.
A questão fundamental da Autoestima não se prende somente pela valorização positiva que fazemos de nós próprios, mas também com a independência das avaliações e julgamentos dos outros.
O ser humano tem duas grandes necessidades inatas; a de ligação/relação e a autenticidade. Na necessidade de relação precisamos sentir que somos aceites incondicionalmente tal como somos pelos outros significativos na nossa vida. Só quando sentimos que somos amados e aceites tal como somos, naturalmente podemos expressar a nossa autenticidade.
Se no passado um individuo foi reprimido, humilhado, desvalorizado e sentiu que não foi aceite incondicionalmente é provável que a mente crie mecanismos de coping para sobreviver á dor de não se sentir amado. Estas defesas da mente fazem com que muitas vezes se seja demasiado bom para os outros. Realmente faz parte da natureza humana sermos bons uns com os outros, mas sem suprir as necessidades individuais para ir de encontro ao outro. No entanto uma baixa autoestima aliada a uma necessidade de pertença, aceitação e validação externa levam muitas vezes a que se anulem necessidades individuais para sermos amados pelos outros porque lá atrás nos faltou esse amor e aceitação incondicional. Mas será que ser demasiado bom para os outros fará com que sejamos verdadeiramente amados?
Será que a procura incessante de validação externa nos fará recuperar a autoestima?
A verdadeira Autoestima não menciona que o nosso valor vem do que conseguimos fazer, mas sim que temos valor independente do que conseguimos ou não fazer e da liberdade das avaliações dos julgamentos externos.
Sabia que com a Hipnoterapia pode mergulhar num processo de autoconhecimento para melhorar a sua autoestima? Esperamos por si, no lugar de sempre!
Dra. Cátia Lopes
Deixe uma resposta