Perturbação Obsessiva Compulsiva

A perturbação obsessiva compulsiva, conhecido como POC, é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de crises de obsessões e compulsões. O paciente que sofre de POC tem a sua mente constantemente invadida por ideias, pensamentos e imagens desconfortáveis, precisando reagir sempre da mesma maneira, com rituais estabelecidos por ele próprio, para aliviar a ansiedade, sob pena de “algo terrível acontecer”. A ocorrência desses pensamentos, e dos consequentes rituais, tende a ser agravada com o passar do tempo, transformando-se em verdadeiros obstáculos para uma vida familiar ou em sociedade.

» Sinais a ter em atenção – Obsessões:

  • Ter pensamentos estranhos que não saem da cabeça, como a ideia de que está contaminado por sujidade, germes ou fluidos biológicos
  • Ver, mentalmente e de forma repetida, imagens perturbadoras
  • Ter medo de perder o controlo e de causar danos a si próprio ou aos outros
  • Ter dúvidas e ruminar constantemente sobre o que deve ou não fazer, sem conseguir tomar uma decisão
  • Inquietar-se com a possibilidade de as coisas não estarem perfeitamente em ordem, equilibradas ou simétricas.
Clínica Dr. Alberto Lopes - Hipnose Regressão
Clínica Dr. Alberto Lopes - Hipnose Regressão

» Sinais a ter em atenção – Compulsões:

  • Repetir constantemente comportamentos ou rituais como limpar a casa, lavar as mãos ou organizar objetos
  • Verificar repetidamente se as luzes e os eletrodomésticos estão desligados ou se as portas estão fechadas (a tarefa pode ser repetida o número de vezes sentido como bom e seguro)
  • Examinar detalhadamente o corpo para ver se foi contaminado
  • Fazer contagens ou repetir certas palavras para prevenir que algo de mau aconteça
  • Acumular coisas inúteis, pensando que deitá-las fora dará azar
  • Evitar situações que possam desencadear as obsessões

» Como a hipnose pode ajudar no tratamento?

O tratamento da POC deve começar assim que o paciente receber o diagnóstico, o que costuma acontecer cerca de nove anos depois de ter manifestado os primeiros sintomas. É recomendado o paciente ser encaminhando para terapias como a hipnose, que se concentra em reprogramar a mente do indivíduo, tirando dela todos os registos relacionados a doença. A hipnose também é indicada ainda para casos em que o transtorno não chega a atrapalhar a vida do paciente, como forma de prevenção para que o problema não venha a se agravar.

Na Clínica Dr. Alberto Lopes, o hipnoterapeuta propõe uma reeducação da mente através de um estado de relaxamento muito profundo. O paciente, livre de pré-julgamentos durante o transe, é capaz de aceitar com facilidade os estímulos dados pelo hipnoterapeuta que aproveita esse momento para ir diretamente à raiz do problema, baixando o nível de ansiedade e trabalhando com as respostas da mente.

Em poucas sessões, é possível sentir uma enorme diferença comportamental. A ansiedade pode ser facilmente tratada pela hipnose e os resultados são fantásticos.

Dê o primeiro passo!

Queremos dar-lhe a ajuda que necessita. Contacte-nos e conheça-nos.